O Papel e a Importância da Formação Teológica para a Igreja – Ildemar Nunes Medeiros

Por Ildemar Nunes Medeiros

 

As palavras do Senhor Jesus em Mateus 28:18-20, “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”, apontam claramente que a continuidade do seu ministério se dá através da multiplicação de seus discípulos, e esta ocorre por meio do ensino, educação, instrução, ensino, formação, de pessoas, numa relação de aprendizagem.

 

É nessa ordenança que identificamos o nascedouro da formação teológica cristã. Para o Senhor Jesus a educação, o ensino, é um instrumento vital e poderoso para a transformação de indivíduos que não o conheciam em seus seguidores fiéis por toda a vida. Então o que é a formação teológica? É a formação do caráter, do pensamento e de novos hábitos da pessoa em relação a Deus, ao próximo, como a si mesmo. E essa formação se dá numa relação de aprendizagem entre os discípulos de Cristo, seja o mais experimentado em relação ao neoconverso, seja entre os próprios mais experimentados, buscando através de um ensino mútuo todos serem aperfeiçoados na conservação, na guarda, dos ensinos do Mestre.

 

É a comunidade dos discípulos de Jesus, a Igreja, o lugar essencial e ideal para essa relação de aprendizagem. É nesse ambiente informal, no qual acontece uma interação cotidiana, não prevista nem controlada, que os ensinos de Jesus são pregados, expostos e colocados em prática. Aqui a ênfase recai sobre o que se faz, e a aprendizagem se dá mais pela vivência, pela conduta.

 

Entendemos, porém, que se faz necessário que os ensinos de Jesus e a sua vida também sejam transmitidos de uma maneira mais formal, programados, assim como o apóstolo Paulo fez na cidade de Éfeso utilizando as dependências da escola de Tirano durante o espaço de dois anos (At. 19:9 e 10). Entendemos assim que os institutos, escolas, seminários, e outras instituições de ensino, há muito exercem um papel relevante na formação e capacitação teológica de cristãos, principalmente no preparo daqueles que são vocacionados para a liderança.

 

É por meio dessa educação teológica formal que os fundamentos bíblicos, teológicos e históricos capacitam pessoas para o exercício de liderança na Igreja, de maneira que elas possam entender e articular todo o ensino de Jesus de maneira relevante tanto para a própria Igreja como para a sociedade onde a Igreja está inserida. O papel da educação teológica formal é o preparo e a qualificação intencional de cristãos para servirem melhor a Deus. O estudo sistemático das Escrituras, do ensino de Jesus, deve ter em vista o fato dos cristãos serem mais bem habilitados para servirem a Deus e ao próximo.

 

A importância da formação teológica para a Igreja se dá quando os objetivos são voltados para auxiliá-la no cumprimento da sua missão diante de Deus e no mundo. Aqui a relação de aprendizagem se dá entre a Igreja e as instituições de ensino teológico: os que são preparados teologicamente são membros da Igreja, e devem na Igreja e nos fins e objetivos da sua missão estar plenamente envolvidos; por outro lado, a Igreja deve se abrir para enviar, apoiar e receber os que são capacitados teologicamente incluindo-os nas suas diversas atividades, para que eles possam exercer plenamente seus dons e ministérios recebidos da parte de Deus. Enfim, compreendemos que não há uma formação teológica relevante sem uma contribuição significativa para a Igreja e da Igreja está inserida nesse processo de aprendizagem.

 

 

Postado por Tiago H. Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s